Dieta Detox – Como Emagrecer 38Kg em 60 Dias?

A dieta detox está na moda e muitas celebridades promovem os sucos, muitos artigos e livros foram publicados. Mas será que esta dieta é mesmo milagrosa?

Via: Saude Ideal

O Jose Cross conseguiu emagrecer 38 quilos em 60 dias e documentou o seu caso. A dieta detoxnão é milagrosa, mas os sucos detox são uma ferramenta útil para melhorar a saúde, controlar o apetite e emagrecer. Apesar disso, as coisas não são tão simples como parecem…

Para emagrecer com sucos detox é necessário fazer várias coisas: precisa encontrar as receitas certas, deve tornar a sua alimentação mais saudável e fazer algum exercício físico… Ou você pensava que o Joe Cross emagrecer 38 quilos só com sucos?

Suco Detox de Cenoura, Tomate e Couve

Neste artigo vou falar dos prós e dos contras das dietas detox, mostrar a receita do suco verdedo Joe Cross e ensinar você a evitar os maiores erros nesta dieta de desintoxicação.

Como vou mostrar mais tarde, existem receitas que contém mais açúcar do que um refrigerante. Isso é o contrário daquilo que você precisa para emagrecer e melhorar a saúde.

Os sucos detox ajudam a melhorar a saúde, mas é necessário entender as regras básicas para evitar os erros mais comuns que são propagados pela internet.

Mas então, no que consiste a dieta detox? Existem dezenas de versões deste regime, algumas são saudáveis e outras ficam entre a estupidez e o perigo. A versão mais conhecida é bastante extrema e existem algumas regras simples que devem ser seguidas para garantir a saúde e o sucesso no emagrecimento.

Vou também falar das várias versões da dieta detox, os erros a evitar, quais as melhores receitas, falar dos benefícios, das desvantagens e vou dar umas dicas para garantir o seu sucesso na dieta.

Este artigo é extenso. Veja aqui todos os assuntos abordados:

O Que É Uma Dieta Detox?

Ingredientes da Dieta Detox

Na dieta detox mais famosa, são eliminados todos os alimentos sólidos e todas as bebidas, exceto os sucos detox e a água. A duração desta dieta varia entre 3 e 60 dias.

Joe Cross, Antes e Depois de uma Dieta Detox de 60 Dias

Joe Cross, Antes e Depois de uma Dieta Detox de 60 Dias

Esta dieta de desintoxicação é extrema e muita gente com obesidade procura atingir grandes resultados no emagrecimento.

Os sucos detox são feitos com grandes quantidades de vegetais e alguma fruta numa centrífuga de sucos.

Não são permitidos alimentos sólidos ou bebidas calóricas… Só sucos detox e água.

O objetivo é entrar num déficit calórico e queimar gordura, enquanto os sucos providenciam grandes quantidades de nutrientes fáceis de absorver.

As regras são simples: tomar sucos de vegetais e água. Quando os sucos são feitos da forma correta não há como errar.

Apesar dos bons resultados de muitas pessoas, esta dieta é muito extrema.

Tipos de Dieta DetoxSuco Detox de Couve

Aqui ficam os melhores protocolos da dieta detox. Existem muitos outros que não são tão efetivos e logicamente não listei esses aqui.

Detox com Sucos e Água

A famosa dieta detox que consiste em tomar sucos e água pode durar entre 3 e 60 dias. Muitas pessoas fazem 7, 14 ou 30 dias.

Seguir este regime tem benefícios na perda de peso, diminui a pressão arterial e o colesterol e pode até curar doenças autoimunes.

Dieta Detox com Sucos Verdes

Esta dieta pode ter resultados surpreendentes, mas é importante dizer que ainda não foram publicados estudos sobre o juicing.

Os benefícios desta dieta provêm da restrição calórica e da ingestão de grandes quantidades de nutrientes. Podemos comparar esta dieta a uma versão turbinada da dieta vegana com a fibra retirada.

Após fazer esta dieta é importante melhorar os seus hábitos alimentares para não ganhar o peso de volta.

Substituir o Café da Manhã por um Suco Detox

Substituir o café da manhã por um suco verde é um hábito saudável que ajuda a manter os níveis de energia e também pode levar ao emagrecimento.

Detox com Jejum Intermitente

Uma forma de desintoxicar sem a necessidade de sucos verdes é fazendo jejum intermitente de 16 horas. Durante o jejum o seu organismo vai queimar gordura e liberar toxinas. O jejum facilita a autofagia, o que ajuda no antienvelhecimento e na prevenção de doenças metabólicas.

Durante o jejum intermitente você não toma o café da manhã e quebra o jejum com o almoço. Se você acabar de jantar às 21 horas, vai começar a comer às 13 horas do dia seguinte. Continue a ler para saber o que deve comer depois do jejum.

Jejum Intermitente com Suco Detox

Combinar o jejum intermitente com um suco detox é uma ótima ideia. Prepare o seu suco em casa e leve para o trabalho. Tente adiar tomar o suco até 30 minutos antes do almoço.

Desta forma você tem as vantagens de desintoxicação do jejum e o primeiro alimento que ingerir é um suco altamente nutritivo que ajuda a desintoxicar ainda mais.

Um benefício de tomar o suco antes do almoço é a redução de apetite quando comer uma hora depois.

Para continuar o dia a queimar gordura veja as nossas receitas do cardápio para emagrecer. Estas receitas são ricas em proteínas e gorduras saudáveis, e ajudam a manter o apetite controlado durante muitas horas… tudo enquanto você continua a queimar gordura sem passar fome.

Dieta Detox de 72 Horas, 48 Horas e 24 Horas

Existem muitas versões diferentes, como a dieta detox de 72 horas ou 48 horas… Será que é possível emagrecer de vez em 72 horas? Acho que você já sabe a resposta!

Queimar uma quantidade considerável de gordura em alguns dias é um mito e é a forma errada de solucionar o problema. Procure identificar maus hábitos que possam ser modificados ou eliminados. Assim você vai ter um emagrecimento contínuo e permanente…

Não Basta Tomar Sucos Detox…

Estes são os protocolos detox que acho mais funcionais e saudáveis. A dieta detox é bastante extrema e recomendo começar com os outros protocolos.

Enquanto você toma os sucos é importante trabalhar na sua reeducação alimentar. Caso contrário você vai voltar a engordar após a dieta. Veja as receitas para emagrecer que falei mais acima.

Você conhece mais protocolos detox com bons resultados? Por favor partilhe nos comentários.

Quanto Tempo Dura uma Dieta Detox?

Suco de Cenoura e Limão

Uma dieta detox pode durar entre 3 e 60 dias. O Joe Cross, apresentador do documentário Fat, Sick, and Nearly Dead fez uma dieta detox de 60 dias, emagreceu 38 quilos e curou o seu problema de urticária crônica. Muitas pessoas com obesidade seguiram o seu exemplo e conseguiram melhorar as suas vidas e perder muito peso com esta dieta.

Fazer um detox de 60 dias é bastante extremo e não precisa de tanto tempo para sentir os benefícios. Um detox de 3 dias é ideal para começar, com início na sexta feira e final na segunda feira. Tente fazer a dieta detox num fim de semana calmo para ter tempo para descansar e relaxar.

Nos primeiros dias pode sentir dores de cabeça, fraqueza, fadiga e má disposição. Esta reação é comum para quem tinha uma dieta industrializada. Pode demorar alguns dias até você se sentir bem.

A fadiga e a má disposição acontecem quando o corpo liberta grandes quantidades de toxinas. A maior parte destas toxinas está armazenada no tecido adiposo e é liberada para a corrente sanguínea quando você começa a queimar gordura. O déficit calórico causa a queima de gordura, os sucos detox alimentam o organismo e ajudam a eliminar estas toxinas através do suor, urina e sistema digestivo.

É importante beber muita água para ajudar a expelir todas as toxinas.

Como Fazer um Suco Detox

Como Fazer um Suco Detox

Os sucos estão na moda e existem milhares de receitas espalhadas na internet. Antes de começar a tomar um suco, veja se a receita está conforme estes princípios:

  • Comece com vegetais com sabores suaves e adicione gradualmente vegetais crucíferos com sabores mais intensos.
  • Um suco de vegetais deve ter pelo menos 250ml sem a adição de água ou outros líquidos.
  • Minimize as frutas no suco. A fruta é doce mas contém muitos carboidratos. Se você deseja emagrecer é imperativo minimizar a quantidade de frutas nos seus sucos detox. Os sucos verdes podem ter um sabor amargo e a melhor forma de cortar o sabor é adicionando gengibre, limão ou uma maçã.
  • Não adicione sucos industrializados ou água de coco. Durante o detox o objetivo é ingerir o mínimo de calorias e o máximo de nutrientes, evite adicionar ingredientes industrializados. Um mau exemplo é adicionar suco de laranja para melhorar o sabor do suco verde.
  • Liquidificadoras não servem, por isso invista numa centrifuga de sucos. Se você quer fazer sucos nutritivos precisa investir numa centrifuga. Uma liquidificadora não remove a fibra dos vegetais e assim você não consegue extrair os nutrientes de uma quantidade grande de vegetais. Um shake feito na liquidificadora contém fibra e podem ajudar a emagrecer, mas não é comparável a um suco feito numa centrífuga com o triplo dos vegetais.
  • O suco fresco é sempre melhor, mas pode conservar até 24 horas. Para evitar a oxidação do suco adicione um limão e conserve num recipiente de vidro à medida do suco.

Existem muitas receitas e a que vou mostrar a seguir é ótima para começar. Esta receita é suficientemente doce para iniciantes e nas primeiras vezes você pode adicionar menos couve e gengibre. Faça algumas experiências durante uma semana antes de iniciar a dieta detox.

Receita do Suco Verde do Joe Cross

Suco Verde do Joe Cross

Estes são os ingredientes do suco detox favorito do Joe Cross:

  • 1 pepino
  • 4 pedaços de salsão
  • 2 maçãs
  • 6 a 8 folhas de repolho crespo ou couve manteiga
  • ½ limão
  • pedaço de gengibre com 2 centímetros.

Comece por lavar os vegetais, descasque o limão, passe na centrifuga e está pronto! Cada suco contém cerca de 500ml.

Este suco contém duas maçãs para dar um sabor mais doce. Quando você se habituar ao sabor, baixe para uma maçã. Para iniciantes o gengibre pode ser agressivo ao estômago. É recomendado começar com uma quantidade pequena e ir aumentando. Eu junto mais limão e retiro uma maçã.

Como Não Fazer um Suco Detox!

Aqui está um vídeo de uma receita de suco detox termogênico da editora de Nutrição da revista Boa Forma. Você vê algum problema na receita e na preparação do suco?

Os ingredientes deste suco contêm: suco de laranja, uma pera, 3 cubos de gelo de couve e o gengibre para dar uma “acelerada no metabolismo”.

Existem vários problemas com esta receita. O primeiro problema é fazer o suco na liquidificadora. A liquidificadora não extrai a fibra dos vegetais e assim fica impossível extrair nutrientes de uma grande quantidade de vegetais. Compare a quantidade de vegetais deste suco com a receita do Joe Cross… É uma diferença enorme! Esta receita contém apenar 3 cubos de folhas de couve, enquanto a do Joe Cross tem mais de um quilo de vegetais.

Centrifuga para Sucos Desintoxicantes

O pior dos erros é a adição de suco de laranja industrializado, o que torna o suco numa bomba de açúcar! Substituir o café da manhã por este suco é como comer 3 folhas de couve, acompanhado de um refrigerante e uma peça de fruta. Não é saudável e não emagrece!

O suco de laranja contém mais calorias do que um refrigerante. A quantidade de couve só chega para dar a cor verde. O gengibre dá um bom sabor ao suco, mas não vai acelerar o metabolismo depois das 20 gramas de açúcar do suco de laranja. A pera ajuda a dar um sabor mais doce, o que é desnecessário depois do suco de laranja industrializado!

O suco tem cor verde, mas não é saudável! Esta é uma das receitas que não ajuda a emagrecer. Este suco não é nutritivo nem mata a fome.

Como Funciona a Dieta Detox

Como Funciona a Dieta Detox

A dieta detox é muito popular, mas existe pouca informação sobre como funciona e o que faz ao organismo. Se você não quer saber os detalhes pode passar à frente esta parte.

Restrição Calórica com Alta Densidade Nutricional

Para não haver dúvidas, a dieta detox consiste na ingestão de sucos de vegetais (feitos na centrífuga) e água, durante um período de 3 a 60 dias. Muitas pessoas já fizeram esta dieta com duração de 3 dias a 6 meses… Os 6 meses não são boa ideia para a maioria das pessoas.

Na dieta detox você vai eliminar todos os alimentos da dieta, exceto estes sucos altamente nutritivos e de fácil absorção.

A densidade nutricional da alimentação vai ser muito elevada, e o seu organismo vai receber muito mais nutrientes do que o normal. A centrífuga elimina a fibra dos vegetais, o que permite a absorção rápida dos nutrientes. O corpo humano é muito bom a fazer muito com poucas calorias. Toda esta carga de nutrientes possibilita queimar gordura e desintoxicar sem carências nutricionais.

Não existem muitos estudos feitos sobre a dieta detox, mas existe muita matéria sobre os benefícios da restrição calórica. A melhor forma de fazer restrição calórica é diminuindo a ingestão de calorias, enquanto mantém a ingestão de nutrientes elevada.

A restrição calórica ajuda a melhorar a saúde e a longevidade. Quase todos os organismos passam por mudanças fisiológicas positivas quando estão em déficit calórico. O corpo precisa de nutrientes para sobreviver, e quanto mentos calorias forem necessárias para ingerir essa quantidade de nutrientes, mais saudável fica.

Os humanos com mais longevidade tendem a ter uma ingestão calórica de cerca de 1200 calorias. É uma das razões pela qual o jejum era uma prática tão popular na antiguidade, e é a razão da dieta vegana, dieta vegetariana, ou uma dieta paleo restrita terem tantos benefícios.

É possível que a dieta paleolítica ou vegana não sejam tão especiais, e que os benefícios destas dietas são causados pela eliminação dos alimentos industrializados com alta densidade calórica. O resultado é um aumento na proporção de nutrientes por caloria ingerida. A dieta detox é tem benefícios porque elimina todos os alimentos calóricos e deixa só uma concentração elevada de nutrientes.

Sintomas de Desintoxicação – Dores de Cabeça e Fadiga

Dores de Cabeça na Dieta Detox

Durante a primeira semana da dieta detox você pode sentir alguns sintomas relacionados à desintoxicação, como dores de cabeça e fadiga. Com as receitas de suco detox certas, você vai entrar em déficit calórico e começar a queimar gordura. Muitas toxinas são armazenadas na gordura de forma a evitar danos aos nossos órgãos – a gordura é uma de zona de armazenamento de toxinas. Ao queimar estas gorduras as toxinas são reintroduzidas na corrente sanguínea e podem causar esses sintomas.

Utilize este período para descansar, enquanto o seu organismo se prepara para uma saúde melhor. Se você tem dores de cabeça e fadiga com frequência, esses problemas podem aumentar de intensidade durante um detox.

Estas reações de desintoxicação variam de pessoa para pessoa, e dependem da quantidade de toxinas armazenadas no seu corpo. Quanto mais toxinas são liberadas, mais severas são as reações. Apesar de causar incómodo, vai ser mais fácil se você souber o que vai acontecer. Algumas pessoas que não entendem esta fase da eliminação de toxinas e desistem da dieta.

Outros sintomas de desintoxicação incluem acne, eczema, ataques de asma, dor de garganta, nariz entupido ou a pingar, urina com mau odor, tonturas, náusea, dores nas articulações, barriga inchada, câimbras e diarreia.

Os sintomas de doenças crônicas vão estar sempre presentes, mas você vai sentir um aumento na energia quando começar a fazer a dieta detox. Muitas vezes as reações adversas aparecem depois de você se sentir melhor. As reações iniciais podem ser suaves e as reações seguintes podem demorar alguns dias a passar.

Vantagens e Benefícios da Dieta DetoxVantagens da Dieta Detox

Aqui fica um resumo das vantagens da dieta desintoxicante:

  • A dieta é simples, consiste em sucos verdes e água.
  • Os sucos detox feitos na centrífuga contêm grandes quantidades de nutrientes de fácil absorção.
  • Tomar 3 sucos por dia garante a restrição calórica que permite queimar gordura e libertar toxinas.
  • Todos os alimentos industrializados são eliminados e o organismo tem a oportunidade para desintoxicar.

Todos estes benefícios funcionam em conjunto e permitem emagrecer rápido e melhorar a saúde. Emagrecer é o início, depois você precisa manter o seu peso novo. Para manter o peso perdido durante esta dieta é necessário mudar os seus hábitos alimentares. Caso contrário você vai ganhar o peso de volta.

Desvantagens e Erros Comuns na Dieta DetoxA Dieta Detox É Saudável?

A dieta desintoxicante tem algumas desvantagens, ou erros fáceis de cometer:

  • Seguir a receita errada, adicionar mais fruta ou adoçantes ao suco pode destruir os seus esforços. Não caia na tentação de tomar sucos doces. Os benefícios do detox provêm da elevada densidade nutricional e da baixa densidade calórica. Não aumente as calorias com doces.
  • Fazer os sucos detox com uma liquidificadora não dá bons resultados, pois não permite processar a quantidade de vegetais necessária e é difícil ingerir e digerir o suco. Para ingerir grandes quantidades de nutrientes você precisa de processar grandes quantidades de vegetais. Para a absorção dos nutrientes ser rápida é necessário remover a fibra dos vegetais. Investir numa centrífuga e comprar muitos vegetais pode ser mais caro, mas é necessário.
  • A dieta detox é extrema e muitas pessoas desistem. Existem vários protocolos da dieta que são mais suaves. Se você leu este artigo com atenção você não vai cair nos erros mais comuns e as suas chances de sucesso já são maiores.
  • Tomar os sucos pode ajudar a emagrecer, mas sem uma mudança dos hábitos alimentares você vai ganhar o peso de volta. Comece a sua reeducação alimentar e elimine os alimentos industrializados da sua dieta.
  • Para as pessoas com obesidade os sintomas de desintoxicação podem ser difíceis de tolerar. Para facilitar a desintoxicação é necessário beber água para eliminar as toxinas.

Para ter resultados é importante fazer as coisas de uma forma consciente e responsável. Poupar o dinheiro da centrífuga ou fazer sucos com poucos vegetais vai levar você a desistir do detox devido à fraqueza e dificuldade em ingerir os sucos. Adicionar sucos doces para melhorar o sabor vai sabotar os resultados. Você vai ingerir poucos alimentos, os poucos têm de ter nutrientes suficientes e de qualidade.

Dicas Práticas Para Não Desistir

A Dieta Detox Emagrece?

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest

A dieta detox é extrema e isso leva muitas pessoas a desistir. Aqui ficam algumas dicas para diminuir as chances de desistência:

  • Fazer as compras com antecedência e ter sempre sucos preparados. Você deve ter vegetais e frutas para as próximas 36 horas. A pior coisa que pode acontecer numa dieta detox é ficar sem suco. Você vai estar com muita fome e com compulsão alimentar. Você vai pegar no que tiver mais perto – normalmente alimentos ruins. Você pode fazer vários sucos e pode guardar no frigorifico durante 24 horas. Se tiver sempre um suco à sua espera tem uma probabilidade menor de desistir do detox. Apesar de não ser ideal, pode comprar suco de cenoura biológico (sem açúcar adicionado) em casos de emergência.
  • Variar as receitas dos sucos. Ter várias receitas por onde escolher é importante para não ficar enjoada de tomar sempre o mesmo suco.
  • Remover a comida industrializada da sua casa. “O que os olhos não veem o coração não sente.” Se você não tem alimentos ruins perto de você, você não vai ter tanto desejo de comer e torna-se mais difícil fazer batota quando fica com fome.
  • Não exagerar no exercício físico. Fazer exercício é uma ótima forma de estimular o sistema linfático para libertar toxinas. Apesar disso não deve começar com um regime de exercício físico intenso enquanto faz uma dieta detox. Você vai sentir cansaço e fadiga e os rins e o fígado estão com uma carga mais elevada de trabalho para libertar todas as toxinas. Faça uma caminhada rápida ou alguns exercícios de peso corporal leves como flexões e agachamentos. Saltar à corda também é um bom exercício para suar e estimular o sistema linfático. É recomendado fazer exercício porque ajuda o processo de desintoxicação e limpeza, mas não exagere. Veja os artigos sobre cardio inteligente ecardio em jejum.

Para Concluir…

Sucos Detox Comerciais

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest

Eu recomendo iniciar com um dos protocolos mais suaves. A dieta do Joe Cross é tentadora pelos seus resultados rápidos, mas não é indicada para todos.

Juntar um suco verde com o jejum intermitente é uma ótima forma de se adaptar a estes dois hábitos que podem melhorar muito a saúde e a composição corporal. Criar hábitos sustentáveis é mais vantajoso do que entrar em dietas de choque que causam você a desistir.

Eu diria que 9 em 10 pessoas desistem de atingir os seus objetivos. Melhorar a saúde é uma viagem, não é só um destino. Aprenda a gostar dos sucos, tente melhorar os seus tempos de jejum e pesquise mais sobre saúde. Com o tempo você vai chegar aos seus objetivos sem desistir.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *