Zumba e água de berinjela: a combinação que ajuda a emagrecer

A leitora Gabriela Votre associou a diversão da zumba às fibras da água de berinjela e eliminou 43 kg. Conheça a história dela, siga um cardápio balanceado e perca peso você também.

Via: M de Mulher

zumba-agua-berinjela-combinacao-ajuda-emagrecer-70027

 

Gabriela Votre, 25 anos, professora de dança educacional, Criciúma, SC, tem 1,62 m e foi dos 110 kg para os 67 kg.
Fotos: Michel Téo Sin // Arquivo pessoal

Era setembro de 2013. Navegando na rede social, dei de cara com fotos de uma antiga amiga, a Aline. Fazia um tempão que eu não a via. Ela tinha virado professora de zumba, uma dança baseada em ritmos latinos e, muito ao contrário de mim, estava radiante, com um baita corpo!

A Aline tinha apoiado muito a primeira fase do meu emagrecimento na época da faculdade, quando perdi 33 kg dos 110 kg que pesava. Me deu dicas, me incentivou. Infelizmente, tempos depois, recuperei boa parte do peso. Aí, quando revi a Aline nas fotos, um filminho passou na minha cabeça.

Saquei que eu estava com apenas 24 anos e que boa parte desse tempo eu percorri travando uma luta dramática contra a balança. Quando reencontrei a Aline, no ano passado, eu estava pesando 85 kg e não tinha o menor ânimo para retomar a batalha. Só que, na frente daquele computador, aconteceu algo novo. Eu pensei: “Poxa, estou no meio do caminho. Não falta muito… Quem sabe com a dança?” Encontrei ali, na zumba, a motivação de que precisava para vestir um manequim menor!

Me separei e meu ex arrumou uma magrinha

A obesidade foi uma sombra constante na minha vida. Aos 16 anos, casei pela primeira vez, mas nos divorciamos rapidinho. Quando dei por mim, eu era uma moça de 18 anos, separada e no auge da gordura: 110 kg! Afogava minha tristeza no pratão de comida, nas barras de chocolate e em pizzas gigantes. Aí, com apenas dois meses de separação, descobri que meu ex-marido já estava em outra. E, pior, uma bem magrinha! O nosso casamento já não tinha salvação, independentemente dela, mas aquilo mexeu profundamente comigo: era o empurrão extra de que eu precisava.

Mesmo estando obesa, fui cursar educação física

Engoli o choro do divórcio e juntei forças para dar uma reviravolta na minha vida. Comecei pela decisão de fazer uma faculdade. E fui muito ousada na escolha: educação física – mesmo sendo sedentária e com aquele corpo imenso. Eu estava obstinada a emagrecer e tinha certeza de que aquilo me estimularia!

Como era de esperar, eu era a única obesa da turma, mas tirei a sorte grande, os colegas eram superbacanas. Foi lá que conheci a Aline, peça fundamental na minha história. Foi ela quem me ensinou sobre dieta, quantidades moderadas e substituições. Aprendi a trocar pão por torrada integral, açúcar por adoçante, doce por fruta, leite integral por desnatado, optar por carnes grelhadas, caprichar na salada e banir o refrigerante. Além disso, eu me exercitava na faculdade e fazia caminhada à tarde. Em três meses, mandei embora 14 kg! Pensa numa garota animada, que pintou o cabelo de loiro e botou a autoestima lá em cima. Essa era eu! Continuava gordinha, mas percebi uma transformação em mim e isso me deu muita força para seguir em frente!

Descobri o poder da água de berinjela

Um dia, assistindo a um programa de TV, soube da água de berinjela. Eles contaram que era uma aliada no emagrecimento e eu resolvi fazer. Eu curtia uma berinjela inteira, cortada em rodelas, sem descascar, em 1 litro de água durante a noite, e tomava tudo ao longo do dia seguinte. Sentia que ela controlava meu apetite e também me fazia ir mais ao banheiro, pois tem ação diurética. O intestino também passou a funcionar melhor! Eu percebia a barrigona diminuindo. Era uma maravilha! Ao completar dois anos nessa nova vida, eu tinha conseguido eliminar 33 kg. Estava feliz!

O que eu não esperava era que esse novo corpo tivesse prazo de validade. Em junho de 2010, já casada de novo, engravidei. Na gestação, vi todo o meu esforço indo por água abaixo quando, sem me cuidar, pulei dos 77 kg para os 100 kg. Depois que o Dani nasceu, ainda perdi 15 kg no pós- parto, mas estacionei nos 85 kg e joguei a toalha: desisti de mim. Fui levando a vida com a autoestima no tornozelo, por dois anos e meio… Até o dia em que reencontrei a Aline e decidi recomeçar minha luta!

Ganhei uma paixão!

Foi paixão ao primeiro passo quando iniciei as aulas de zumba. A sala lotada, a mulherada dançando junto, aquele ritmo contagiante… O bacana é que os passos são fáceis de memorizar e quanto mais intenso você fizer, mas calorias queima. Saí ensopada e feliz da primeira aula. Tive a certeza de que era ali, daquela maneira divertida, que eu iria deixar os quilos extras. Peguei tanto gosto por dançar que hoje faço disso o meu trabalho: dou aula de dança em uma escola para crianças. Amo a minha profissão! Nessa época, além da água de berinjela, incluí 500 ml de água com gengibre em pó e 500 ml de chá-verde, todos os dias, para acelerar meu metabolismo. Em cinco meses, sequei 18 kg e entrei de novo no manequim 40. Uhu! Vitória!

O que acelerei também foi a retomada da minha vaidade. Cortei o cabelo do jeito que sempre quis e apostei no loiraço! Até o fim do ano, quero fazer uma abdominoplastia para completar o combo da felicidade! É fundamental esse encontro com a autoestima. É isso que nos dá poder, é isso que nos dá força para seguir em frente e matar aquele leão por dia, amiga!

Cardápio inserido

O CARDÁPIO DA GABRIELA

CAFÉ DA MANHÃ

3 torradas integrais 1 banana + 1 xícara (média) de café com leite desnatado e adoçante

LANCHE DA MANHÃ

1 fruta OU 1 barrinha de cereal

Dica da nutricionista:

Acrescente um mix de castanhas: 2 amêndoas + 1 castanha-do-pará + 2 avelãs. Assim, você conseguirá manter-se saciada e evita que a fome retorne rápido.

ALMOÇO

3 colheres (sopa) de arroz + 1 concha (média) de feijão + 80 g de carne assada ou cozida sem gordura + salada verde à vontade

LANCHE DA TARDE

2 fatias de pão integral + 1 fatia (média) de ricota + ½ colher (chá) de margarina light + 1 xícara (média) de café com leite desnatado e adoçante

Dica da nutricionista:

Retire a margarina, mesmo que light, pois é uma gordura saturada e não auxiliará no emagrecimento.

JANTAR

1 filé (médio) de frango grelhado + 1 concha (média) de legumes cozidos + salada verde à vontade + 200 ml de suco de limão com adoçante

CEIA

1 maçã

Dica da nutricionista:

Retirar o carboidrato do jantar está correto, mas não o coloque depois, como fruta. Dê preferência, nesse horário, a fontes de proteína ou gordura boa, como iogurte, queijo branco e mix de castanhas.

(Cód. Conteúdo: 787336)

Aula de zumba mistura dança, ginástica e diversão

A zumba combina passos de danças com movimentos de ginástica. “É uma aula eletrizante, com músicas baseadas nos ritmos latinos, como salsa e merengue, e coreografias diferentes. O lema é gastar muitas calorias, mas sempre com diversão”, conta a gestora técnica das academias Runner, Samara Queiroz. A febre invadiu não só as academias, mas também os DVDs e os jogos – você pode fazer os passos em casa -, e já começam a surgir novas modalidades, como a Acqua Zumba (dança na água).

Frequência indicada
De 2 a 3 vezes por semana, sendo que cada aula tem duração de 45 a 60 minutos. “Essa frequência é a ideal, mas não há contraindicação caso a aluna queira fazer, por exemplo, todos os dias. O importante é aumentar a frequência aos poucos para não sobrecarregar corpo”, diz.

Gasto calórico
Uma aula de 60 minutos queima, em média, até 600 calorias, segundo Samara. “Por ser uma atividade aeróbia, todas as partes do corpo são trabalhadas, por isso a Zumba é superindicada para o emagrecimento”, destaca a gestora.

Saiba mais sobre a água de berinjela

“Além de manter o corpo hidratado, a água de berinjela garante a saciedade por mais tempo. Por ser rica em fibras, reduz o apetite, evitando os picos de insulina que aumentam a fome e diminuem a queima da gordura”, explica Mariane Capelão, nutricionista esportiva e funcional.

Quantidade a ser tomada
Em média, 1 litro por dia, durante todo o dia. “Não se esqueça de beber mais água pura ao longo do dia (2 a 3 litros). Como a berinjela tem fibras, se houver baixo consumo de água, pode ter o efeito contrário e piorar o funcionamento do intestino”, alerta Mariane.

Quem precisa evitar
A berinjela é auxiliadora no controle da pressão arterial, por isso, pessoas que sofrerem com hipoglicemia, tonturas e alteração da pressão devem ter cautela com o consumo excessivo.

Receita da água de berinjela da Gabriela

Ingredientes
1 berinjela
1 litro de água

Modo de preparo
Sem descascar, corte a berinjela, já lavada, em rodelas e deixe de molho na água durante toda a noite por, no mínimo, oito horas. Tome ao longo do dia seguinte.

Dica da nutricionista
Por ser um alimento perecível e ter algumas vitaminas hidrossolúveis (que se dissolvem na água), não reutilize o vegetal para preparar outra água, o ideal é trocar diariamente.

Suco detox com água de berinjela

Ingredientes
200 ml de água da berinjela
2 rodelas de abacaxi
½ limão
2 folhas de couve

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e tome logo em seguida.

Dica da nutricionista
Você pode usar a base da água de berinjela para fazer qualquer outro tipo de suco, sendo que o interessante é começar o dia já com ele. Além da saciedade fornecida pela água de berinjela, esse suco verde melhora as funções do fígado.

*O cardápio foi avaliado pela nutricionista Mariane Capelão.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *